terça-feira, 2 de setembro de 2014

Posto de saúde vira antro de sexo e drogas

Por Patrícia Bastos, repórter da Gazeta de Alagoas (matéria publicada na edição de 24.08.14 - Especial sobre a saúde em Alagoas)

Arapiraca – Mesmo com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada ao lado de casa, na Vila Aparecida, zona rural de Arapiraca, Maria Cíntia dos Santos, 17 anos, precisa caminhar por mais de uma hora para fazer consultas ou vacinar o filho, que tem um ano de idade.

“Faz mais de dois anos que começaram a construir esse posto e o serviço passou mais tempo parado do que em obras. Além da dificuldade que a gente tem para conseguir atendimento, o local está abandonado. Só serve para umas pessoas usarem drogas e levarem mulheres para fazer sexo lá dentro”, denunciou a jovem.

A Gazeta de Alagoas esteve na USB da Vila Aparecida em 31 de julho e constatou a situação de abandono. A construção, em fase de acabamento, está desprezada. Em várias salas há lixo pelo chão e bitucas de cigarro. Em uma outra, a água da chuva ficou empoçada, apresentando risco de contaminação do mosquito da dengue.

O abandono da unidade de saúde é motivo de reclamação para todos os moradores da Vila Aparecida. Alguns chegam até mesmo a afirmar que era melhor quando o posto funcionava, de maneira improvisada, em uma residência naquele local.

“Hoje, se a pessoa não tiver um carro ou uma moto, tem que ir a pé até o posto de saúde do sítio Genipapo. Sempre que encontro alguém indo ou voltando daquela região, dou carona, porque geralmente a pessoa está muito cansada da caminhada no sol”, afirmou um mecânico da comunidade.

Além da difícil e longa caminhada, os moradores da Vila Aparecida e também de Poço da Pedra, Baixa do Capim e Salgado são atendidos em um ambiente inadequado. É que o posto de saúde do Genipapo funciona em uma escola desativada. E ainda há mais problemas. “Queria marcar uma consulta para meu filho com o médico, mas faz muito tempo que o acompanhamento é só com a enfermeira. A vacinação dele também está atrasada. Já fui três vezes até o posto e não havia ninguém para aplicar”, reclamou Cíntia dos Santos.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca declarou desconhecer a informação de que a obra da UBS Vila Aparecida continuava paralisada. Conforme o assessor da Secretaria Municipal de Obras, há um cronograma de obras para a construtora contratada para finalizar a obra daquela e de outras nove UBS que estão sendo construídas no município.

Quando ficar pronta, a UBS Vila Aparecida terá dois consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de atenção básica da enfermagem, farmácia e ainda salas para aplicação de vacinas, suturas e curativos, além dos setores administrativo e de assistência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário