terça-feira, 2 de setembro de 2014

UPA do Benedito Bentes está pronta, mas não funciona

Por Erick Balbino, repórter da Gazeta de Alagoas (matéria publicada na edição de 24.08.14 - Especial sobre Saúde em Alagoas)

Maceió – “O Biu deixou de ser um bairro há muito tempo. É muita gente para pouco investimento, principalmente na área da saúde”. O motoboy Cícero Júnior dos Santos, de 35 anos, morador do Conjunto Frei Damião, resume a situação do SUS no complexo habitacional Benedito Bentes de modo simples e direto.

O governo do Estado finalizou a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do “Biu” no mês de julho, mas a obra ainda não pode ser inaugurada pela falta de equipamentos e porque o gerenciamento deve passar à Prefeitura de Maceió.

Enquanto isso, a população do Benedito Bentes e das dezenas de aglomerações residenciais que integram o bairro, como Carminha, Parque das Américas e Grota da Alegria, sofre com a superlotação do Minipronto-socorro Denilma Bulhões, que é responsável pelo atendimento de urgência e emergência de toda a região.
 
A prefeita comunitária Ivanilsa Costa acredita que a UPA pode melhorar alguns problemas no bairro, mas não supre todas as necessidades. “Somos quase 250 mil habitantes. Isso representa um número bastante significativo quando comparado com a população de toda a capital. O número de ocorrências por aqui é alto e o minipronto-socorro não suporta”, disse ela.

A nova UPA é considerada de porte 3, tem uma área com mais de 1.200 metros quadrados e deve realizar procedimentos de urgência e emergência, com solução em mais de 90% dos casos. Segundo a assessoria de comunicação da Sesau, cerca de 75% dos equipamentos já chegaram e o prédio será entregue ao município “em breve”.

A UPA funcionará 24h, com uma equipe multiprofissional, realizando acolhimento e classificação de risco. Os pacientes serão destinados para as alas verde, azul e vermelha, de acordo com o grau de complexidade apresentado no momento da chegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário