quarta-feira, 20 de março de 2013

Multinacional Unilever envasou soda cáustica ao invés de suco de maçã AdeS, afirma Anvisa



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu na segunda-feira (18), a fabricação, distribuição, comercialização e consumo de todos os lotes dos alimentos com soja da marca AdeS, produzidos pela linha de produção TBA3G, na fábrica da multinacional anglo-holandesa Unilever, em Pouso Alegre (MG). A medida, válida para todo o território nacional, engloba todos os sabores do produto, envasados naquela unidade.

Na sexta-feira (15) a multinacional confirmou que envasou uma solução de hidróxido de sódio a 2,5%, ou seja, soda cáustica, produto altamente alcalino, que pode provocar queimaduras na mucosa da boca e garganta, ao invés do produto “suco de maçã com soja”. Ao menos 14 pessoas foram contaminadas.

Após ser questionada pela Anvisa a multinacional respondeu que havia identificado falha no processo de higienização das máquinas da referida linha de produção. 

Em nota da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça divulgada também na sexta-feira, esclareceu que as caixas contêm apenas soda cáustica e não uma porcentagem como afirmou a Unilever.

A determinação atinge as bebidas de 1 litro dos sabores: abacaxi, cereais com mel, chá verde com tangerina, chá verde com limão, chocolate clássico, chocolate com coco, frapê de coco, laranja, maçã, maracujá, manga, melão, morango, original, pêssego, shake de morango, uva, vitamina de banana, zero frapê de coco, zero laranja, zero maçã, zero original, zero pêssego, zero vitamina de banana, zero uva, além das embalagens “leve 1 litro e pague 900 ml” de laranja, uva e maçã; e das embalagens de 1,5 litro de maçã, uva, laranja e original.

Todas as bebidas são fabricadas na fábrica de Pouso Alegre, em Minas Gerais.

A Unilever realizou o recall apenas do lote do produto com sabor maçã (96 unidades, segundo informações da multinacional), e a Anvisa decidiu suspender todos os lotes de todos os sabores, produzidos na linha de produção em que foi identificada a falha, até que a Agência tenha mais informações sobre a verdadeira extensão do problema. 

Até o fechamento desta edição, ao menos catorze pessoas foram detectadas com sintomas em consequência do consumo do lote de soda cáustica no lugar do suco AdeS. 

Segundo a Unilever, os clientes foram atendidos por meio do Serviço de Atendimento do Consumidor (SAC) da empresa e doze deles receberam cuidados médicos e passam por acompanhamento. Dois consumidores que relataram o problema à empresa não quiseram ser atendidos.
De acordo com a Anvisa, a fábrica da multinacional, na cidade de Pouso Alegre (MG) será inspecionada. Durante a inspeção, a Vigilância Sanitária verificará as condições sanitárias de produção do alimento. Além disso, será possível verificar a se a falha identificada pela empresa foi solucionada.

Fonte: Jornal Hora do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário