segunda-feira, 4 de março de 2013

Saúde municipal inicia ampliação do atendimento para idosos institucionalizados

Com o objetivo de garantir o acesso dos usuários a todos os serviços disponibilizados pela rede pública, através do SUS, a Diretoria de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde de Maceió vem promovendo os ajustes necessários à ampliação do atendimento. Na última quarta-feira (27), o DAS deu início, em parceria com o Programa de Atenção ao Idoso e com a Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (COPES), a uma série de ações voltadas ao atendimento das demandas de idosos residentes em instituições de longa permanência.
 
A primeira ação nesse sentido foi realizada no Lar Francisco de Assis, localizado na Serraria, que assegura, por meio de doações e do trabalho voluntário, a assistência para 70 idosos. Para o local – que até então não dispunha de qualquer convênio ou serviço do município – a SMS disponibilizou, no próprio ambulatório da instituição, consultas especializadas e exames nunca antes realizados, como a dosagem de bilirrubina e a coleta de citologia, esta, como ação preventiva do câncer de colo de útero. Para evitar uma espera prolongada, também foi definido com o Laclim um prazo mais acelerado para a entrega desses exames, com isso, os pacientes atendidos no Lar já poderão ser reavaliados pela equipe médica no próximo dia 13, com o encaminhamento adequado a cada caso.
 
Durante a manhã, os residentes do Lar Francisco de Assis foram beneficiados ainda com atividades do Grupo de Práticas Integrativas Corporais do Programa de Atenção ao Idoso Institucionalizado (PAII), coordenado pela COPES, com a realização de práticas como a meditação e o corredor de cuidados (emanação de energia). De acordo com a técnica do Grupo, Eneida Fernandes, a prática é importante por levar ao relaxamento e à paz de espírito, melhorando a qualidade de vida desses usuários.
 
“Faz parte da nossa responsabilidade conhecer as estruturas instaladas, que podem servir de imediato à demanda da população que está sem acesso aos serviços do SUS, não só para ampliar o atendimento, mas também para adequar os serviços ao que é determinado pela legislação para a atenção básica de saúde”, frisou a diretora do DAS, Tânia Kátia de Araújo.
 
Estrutura – Administrado pela diretora Maria José de Melo, conhecida como Dona Bete, o Lar Francisco de Assis é parte integrante da estrutura da Sociedade Espírita Discípulo de Jesus e vem oferecendo, ao longo dos anos, uma assistência de saúde importante para a população, não só no bairro da Serraria, mas de outras regiões da cidade. Além da instituição, a Sociedade disponibiliza também, em seu ambulatório médico aos sábados, o atendimento nas especialidades de clínica geral, geriatria, pediatria e cardiologia – inclusive com a realização de eletrocardiogramas – em demanda espontânea.
 
Ainda nas dependências anexas ao Lar Francisco de Assis, a população tem à suas disposição o Centro de Atenção à Saúde Auditiva (CASA) Fabiano de Cristo, um centro médico composto por otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos, especializado no diagnóstico de problemas que provocam perdas auditivas. No local, que faz atendimento exclusivo para usuários do SUS – encaminhados via marcação da Central de Regulação de Maceió (CORA) – são atendidos mensalmente cerca de 600 pacientes, com a realização de triagens, consultas e exames, entre eles, oito tipos de audiometria, que levem à detecção de patologias que provocam perdas auditivas (leves ou definidas) ou incômodos no ouvido, como os vários tipos de otites que necessitam de uma intervenção médica.
 
“Nosso trabalho é voltado para a detecção precoce dessas patologias e encaminhamento para tratamento, visando o bem estar e a retomada de uma vida normal para crianças e adultos”, afirma o diretor administrativo do CASA, Leonardo Montenegro.
 
De acordo com a diretora médica Ana Paula Montenegro, o diagnóstico precoce tem importância na vida de pacientes de todas as idades, no sentido de garantir sua inclusão no trabalho, na escola e na sociedade em que vivemos.
 
“Perdas auditivas podem ser facilmente confundidas na criança com falta de atenção ou hiperatividade. Nos idosos, podem levar ao isolamento e à depressão, portanto, um diagnóstico preciso é essencial. O que procuramos fazer aqui é facilitar ao máximo o acesso dessa demanda reprimida ao serviço”, reforçou a especialista.
Fonte:  Assessoria de comunicação/SMS
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário