quarta-feira, 27 de março de 2013

Secretaria Municipal de Saúde apresenta ações em audiência



Gestores, coordenadores e técnicos da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) participaram, nesta segunda-feira (25), da sessão pública realizada pela Câmara Municipal para discutir “A Política de Saúde Pública em Maceió”.

A audiência teve como objetivo discutir as dificuldades e deficiências do atendimento prestado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de identificar ações concretas e objetivas que possam garantir as melhorias necessárias no atendimento ao usuário da rede pública de saúde na Capital.

Seguindo a apresentação dos gestores, a Coordenadora Geral de Planejamento da SMS, Josiene Gois, representou o Secretário Municipal de Saúde, João Marcelo Lyra, que estava em reunião com o ministro da Saúde, em São Paulo. Na apresentação, Josiene Gois relacionou as iniciativas adotadas neste primeiro trimestre do prefeito Rui Palmeira para reorganizar os serviços da área.

“O primeiro momento foi de detectar, por meio de pesquisa, as demandas de saúde reclamadas pela população e realizar o levantamento situacional de toda a rede pública municipal. A partir disso, pudemos dar início a ações de reestruturação física dos equipamentos disponíveis e repactuação dos serviços disponibilizados através dos prestadores públicos, privados e filantrópicos”, frisou a coordenadora.

Entre as intervenções realizadas na atual gestão, a coordenadora listou a retomada do processo de distritualização; a garantia da ampliação da assistência oncológica para os usuários do SUS e da assistência materno-infantil; a capacitação de enfermeiras no PMAC e no Sisprenatal; a criação de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs); a reorganização do Serviço de Atendimento Domiciliar; a fiscalização preventiva no controle de vetores, como as ações de controle da dengue; as ações de saúde realizadas no projeto Bairro Vivo; e a restrição de acesso para marcação de procedimentos através do CORA.

Josiene informou ainda que o município já está com novas ações – de curto, médio e longo prazos – definidas, como a capacitação de pessoal, mutirões de cirurgias eletivas e consultas especializadas, reforma e/ou ampliação do PAM Salgadinho e do PAM Dique Estrada, além da construção de dois centros de acolhimento para usuários de álcool e outras drogas e do Hospital Materno-Infantil.

Parcerias

Representando o Secretário Estadual de Saúde, Jorge Villas Boas, a secretária adjunta Júlia Tenório, destacou a parceria estabelecida entre o Estado e o Município no sentido de garantir a resolução dos problemas da saúde pública em Maceió, considerada de responsabilidade das duas esferas de governo, por ser, a Capital, a referência para o atendimento dos usuários de todo o estado. Ela relacionou uma série de medidas que serão adotadas pela Sesau – como as ações de qualificação da assistência, a ampliação da Maternidade Santa Mônica e, principalmente, um estudo da demanda de processos judiciais – com o objetivo de reestruturar e fortalecer o atendimento público de saúde em Maceió. A audiência pública foi proposta pela vereadora Heloísa Helena.


Fonte:SEMARPH

Nenhum comentário:

Postar um comentário